Tricoscopia

Tricoscopia

Tricoscopia Digital é o termo usado para o exame do couro cabeludo e do cabelo. Esta técnica de diagnóstico é um método simples e não invasivo. Feita no consultório, ela pode ser usada como ferramenta útil para diagnosticar distúrbios comuns do cabelo e do couro cabeludo.

Além de ser uma ferramenta valiosa para o diagnóstico de uma série de doenças do couro cabeludo e dos cabelos, ela é ideal para avaliar a resposta de tratamentos em cada segmento afetado.

Além de diagnosticar a calvície, também conhecida como alopécia, a tricoscopia tem um potencial para evitar biópsias desnecessárias e, quando uma biópsia ainda é necessária, ela é útil na escolha do local certo para a realização.

Como é feito o exame de tricoscopia?

Com a utilização de um equipamento chamado fotovideodermatoscópico, que possui uma câmera com zoom superpotente — com aumentos de 20 a 70 vezes — o médico especialista no assunto, o dermatologista, conseguirá examinar detalhadamente com e sem luz polarizada a composição e a saúde de todas as estruturas que formam os fios de cabelo e do couro cabeludo.

O exame permite ainda que o especialista capture e salve todas as imagens em alta resolução, podendo utilizá-las para comparação entre áreas saudáveis do couro cabeludo e dos fios. A tricoscopia conquista imagens detalhadas e objetivas das lesões antes, durante e após o tratamento, esta última é ideal para avaliar o quão efetivo foi a terapia para o paciente.

O método é muito preciso e um grande aliado durante os exames mais invasivos, como a biópsia, para auxiliar o diagnóstico e terapêutica na maioria dos casos.