Alopecia conheça mais sobre essa doença que causa a queda capilar
Se você acompanhou o Oscar deve ter ouvido falar da doença da esposa do Will Smith a Jada Pinkett Smith e toda a polêmica envolvendo o comediante Cris Rock. A alopecia é uma doença séria, que pode causar a perda permanente de cabelo do couro cabeludo.
A alopecia pertence a um grupo de diferentes doenças que geram a perda capilar e é um distúrbio mais comum em mulheres do que homens.
Alopecia androgênica
Conhecida como calvície, que pode se manifestar independentemente da idade, a partir dos 15 anos ou 60 anos, independente de gênero. A causa é variada e está ligada desde predisposições genéticas a hormonais.
Alopecia areata
Esta é autoimune, quando o paciente precisa ter uma predisposição genética e um gatilho emocional, como alterações psicossomáticas, traumas físicos e infecções, podendo estar ligada ao estresse.
Eflúvio telogênico
É o tipo que mais acomete as mulheres, sendo uma condição reversível em que o cabelo cai depois de uma experiência estressante para o organismo, podendo ser após um quadro de infecção, baixa de ferro ou demais vitaminas.
A doença pode acometer diferentes regiões do corpo e em diversos níveis de queda. O diagnóstico é feito através de tricoscopia (exame do cabelo com um dermatoscópio), exame clínico médico e a biópsia do couro cabeludo para maior exatidão das características da doença autoimune.

