Protetor Solar: Você sabe por que deve usar?

Protetor Solar: Você sabe por que deve usar?

O sol proporciona vários benefícios ao ser humano, tais como a sensação de bem-estar físico e mental, síntese de vitamina D e auxilia no tratamento de icterícia entre outros benefícios. Mas, sem os devidos cuidados, a radiação solar pode trazer sérios prejuízos tais como o câncer de pele.

O sol emite 2 tipos de radiação:

UVA é a mais abundante e presente ao longo do dia, ela bronzeia superficialmente, porém penetra mais profundamente na derme. Isso contribui para o envelhecimento precoce, que é uma alteração da orientação das fibras de elastina e de colágeno, que leva ao relaxamento e à perda de firmeza da pele e ao aparecimento de rugas, essa radiação raramente causa vermelhidão, mas leva à formação de melanoma maligno e desordens pigmentares (cloasma e manchas pigmentadas).

UVB é mais intensa entre 10h e 16h, sendo mais lesiva, em excesso pode causar eritema (queimadura solar) e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara. A exposição frequente e intensa à radiação UVB pode causar lesões no DNA, além de aparentemente suprimir a resposta imunológica da pele.

Os danos causados pelo excesso de sol:
– Queimaduras ou eritema e outras alterações na pele. A queimadura pode variar de vermelhidão da pele à formação de bolhas graves e dolorosas, causada principalmente pela radiação UVB;
– Câncer de pele (embora a radiação UVB seja o principal contribuinte, o risco gerado pela radiação UVA não pode ser negligenciado);
– Envelhecimento prematuro da pele (causado pela radiação UVA);
– Manchas escurecidas na pele (causadas pela radiação UVA).
– Catarata: opacidade no cristalino do olho que leva à diminuição da visão e eventual cegueira.

Uso de protetor solar é fundamental para proteger a saúde da sua pele.